Dívida norte-americana: muito se fala, pouco se entende. Vai abaixo um infográfico para tentar te ajudar a entender e visualizar o tamanho da encrenca. Não tenha dúvida, meu caro amigo, minha cara amiga: não é porque vivemos no país do PAC, do bolsa família, da prosperidade Antonio Palocciana… Se os EUA dançam, o mundo inteiro vai atrás deles até o fundo do buraco. Nunca antes na história desse planeta valeu tanto aquela expressão… No mundo globalizado com economia on-line, estamos todos no mesmo barco.
Agora, vamos enxergar o tamanho do buraco dos nossos irmãos do norte através de um infográfico criado pelo WFTnoway com dados do US Debt Clock, o reloginho que marca em tempo real o tamanho da dívida do estado norte-americano.
..::..
100 dólares: nota de dinheiro mais conhecida do mundo.
10 mil dólares: grana suficiente para torrar numas férias caprichadas ou num carro usado. É o valor médio equivalente a um ano de trabalho de um cidadão no planeta Terra.
1 milhão de dólares: prêmio de reality show brasileiro. É o valor equivalente a cerca de 92 anos de trabalho de um humano médio no planeta Terra.
100 milhões de dólares: opa, já dá para arrumar a vida de qualquer bom gastador. Ladrão que botar a mão numa bolada dessa já vai precisar de uma empilhadeira para levar o tutu para casa.
1 bilhão de dólares: agora a coisa ficou séria. Brincadeira de cachorro grande, o clube do bilhão é só para pesos pesados.
1 trilhão de dólares: Se você gastasse 1 milhão de dólares desde o dia 1 do ano que Jesus nasceu, não teria gasto até hoje a soma de 1 trilhão de dólares, mas apenas cerca de 700 bilhões.
Quando o governo dos EUA reconhece um déficit de U$ 1,7 trilhão, isto representa apenas o valor que ele tomou emprestado em 2010 para manter a máquina do estado em movimento.
Repare: vemos aí uma pilha dupla, em unidades encaixadas de 100 milhões de dólares.
Para facilitar sua visualização do tamanho da encrenca: o trilhão de dólares comparado a um jato ou um campo de futebol.
15 trilhões de dólares: Se o governo americano não resolver o deficit, a dívida alcançará 15 trilhões de dólares até o natal de 2011. Estoura o teto máximo permitido por lei, hoje fixado em U$ 14,3 trilhões. Um volume capaz de assustar a Estátua da Liberdade.
114,5 trilhões de dólares: é o endividamento dos EUA sem lastro, que fica a descoberto, sem garantias. Representa o valor necessário para o país financiar previdência social, serviços médicos e remédios, fundo de desemprego, despesas militares e pensões para os civis… Enquanto isso, eles continuam acelerando nos gastos. Só a guerrinha no Afeganistão custa a bagatela de U$ 2 bilhõezinhos por semana!
..::..
Entendeu o drama? Então responda o que você faria se fosse o Obama: como resolver uma dívida dessas?












Eu elegeria Ron Paul para cortar gastos militares e com programas do governo desnecessários.
De toda forma, o presidente pouco pode fazer se não tem aliados suficientes no Congresso. O país está tão dividido que acho difícil que isso não ocorra de qualquer forma.
Os democratas acham que a culpa é toda do Bush e os republicanos acham que foi o Obama que fez as besteiras. A grande verdade é que os dois contribuíram muito para essa lambança (além dos anteriores e do próprio Congresso). O Bush continuando com o militarismo e com as guerras desnecessárias e aprovando aquele pacote de ajuda ao mercado financeiro. E o Obama prometendo políticas sociais irreais e perdendo tempo tentando aprová-las e, principalmente, pagando 700 bi para os bancos Lehman Brothers da vida não decretarem falência e, assim, transferindo a grana dos pagadores de impostos para as mãos dos babacas corporativistas de Wall Street.
Mas, no fim das contas, relativamente os EUA ainda estão tranquilos. A Europa está MUUITO pior. Tem feito isso tudo que os EUA fizeram e muito mais.
Anyway, bom post, Tas.
Eu, começaria devolvendo a paz ao mundo, acabando com todas as guerras,trazendo de volta para casa todos os americanos, americanas envolvidos nela.
Destruiria todo o arsenal utilizado, contrataria psicólogos e psiquiatras para todos que estiveram envolvidos com essas guerras absurdas e para seus familiares também.
Encontraria uma forma criativa para dar trabalho bem remunerado a todas essas pessoas, em seguida elas gastariam e tudo voltaria ao normal.
Sou da paz, acredito que para tudo existe uma solução, basta a população se engajar e dizer aos poderosos.
A pergunta é: Se você fosse Obama como você resolveria esta questão:
1) Poderia simplesmente dizer: Quem sempre viveu na merda, caso os americanos se explodam, gostaria mesmo é de uma geral ou arquibancada para ver o circo pegar fogo.
2)É perguntar Calvino, um fundador de um dos ramos do protestantiscmo, como que a doutrina da predestinação, uma vez secularizada, em que sucesso financeiro corresponde também as graças divinas pôde legar a megalomania americana de vencer tudo e meter o bedelho em tudo. Como os americanos deixaram-se se enredar por isto? A 2011 anos um homem já havia falado: Vocês não podem servir a dois senhores.
3)Contratar a equipe de Whalt Disney e fazer um grande ensaio americado, tipo o Titanic. Apesar do navio esta adrenando, a orquesta fora instruída a não parar de tocar. A orquestra contava…e o navio afundava.
4)Roma…sucumbiu do mesmo modo. Guerras infindáveis…e uma verdadeira prostituição dos contumes…tudo isto em nome da liberdade que escraviza.
5) Em fim tenho a solução: Aquilo que não tem solução solucionado está, no entanto, fica aberta para novas propostas e argumentos para o insolúvel.
Marcelo
é muuuuuuito dinheiro,mil veses maior que a estatua da liberdade!! é locura
Tas você foi um pouco sensacionalista agora
a dívida deles não é de 114 trilhões, isso é o dinheiro que é movimentado normalmente pelo país
ali diz que eles precisam desse montante para pagar serviços públicos etc,
na verdade isso é um ciclo, eles pagam os funcionários, que pagam impostos, que fazem compras, se endividam, enriquecem, está tudo incluído aí.
A dívida real, a qual existem os títulos e que a china é “dona” da maior parte pode chegar a 15 trilhões até o natal deste ano
Parem com isso, gente…! A coisa mais fácil para eles é arranjar grana! É só emitir uns títulos do governo federal e mandar a casa da moeda de lá imprimir dólares. É assim que funciona! O pior vai ser para a China que tem mais de 1 trilhão de dólares em títulos americanos. É a maior dívida do planeta, mas eles tem a maior poupança tambem…dividida no mundo todo! Ou fabricam mais dólares, ou nós vamos pagar! Não tem outra maneira..!
Imprimir dinheiro dessa maneira fará com que a inflação saia de controle.
Vamos botar mais lenha na fogueira… Transforma isso em real e o edifício ficaria quase o dobro do tamanho. Já pensaram nisso??? Arre égua! Diabeísso???
Concordo rapidamente com a Carolina, onde já se viu gastar tanto em guerras, devemos ser o mais sóbrio possível, quando resolvermos trabalhar para o bem da humanidade todo o planeta será melhor.
tb não tô nem ai p os eua, mas o problema é, eles caem e vai o mundo todo atras. potencia d mundo. se eu fosse eles começaria economizando, parando de investir em guerras e parando de tomar conta do que não é deles!!!!!! 2 bilhoes por semana em guerra??? q isso!!!! absurdo!!!! é o fim!!!!
Solução para este pequeno probleminha americano é simples pagar o que deve. Vendendo sua patentes e segredos militares, assim o mundo ficaria mais equilibrado.
Itamar de Oliveira
A dívida americana não existe.
Se eles pagassem o que devem no mesma hora receberiam o dinheiro de volta em aplicações.
Deixe como está.
E voltemos ao trabalho.
oi, fiz umas continhas e espero que auxilie… com 2 trilhões de dólares é possível durante todo um ano >>> alimentar, construir salas de aula, pagar professores e enfermeiros para os 3 bilhões de humanos menos favorecidos do planeta…
Ou seja mais ou menos 50% da população mundial.
Para solucionar eu enviaria por tempo indeterminado para os EUA a Miriam Leitão e o Ricardo Boechat, eles são mestres em criticar e apresentar solução, mas como não se envolvem com nada por aqui, talvez possam se comprometer por lá.
Provavelmente me jogaria do World Trade Center antes mesmo de assumir o governo pós Bush.
A parte triste da história todo, é ter que ouvir de uma criatura estapafúrdia que essa crise não afeta o Brasil.
Esta dívida também é nossa e de muitos países do mundo….
Se a banca quebrar nos EUA, quebramos juntos.
A diferença entre lá e aqui, é que planos de recuperação lá e em outros países mais desenvolvidos os planos de recuperação econômica são feitos objetivando a solução mais proveitosa para o país em questão, por outro lado, no Brasil, a maior parte dos planos e projetos são feitos de forma a facilitar o acesso dos particulares envolvidos no processo com o dinheiro público alegando que é o melhor para a nação.
Acho que ele deveria, lembrando um plano econômico que já tivemos, cortar 3 zeros da dívida. Assim no mais! O corte seria apenas na dívida e não no valor do dólar.
aiai
cada idéia…..
Que som é esse?
Pingback: dívida visual jul11 « Inteligência Financeira
oi, realmente eu gostei da informação, mas comparar divida em dolar com o próprio dolar fica difícil, lembrando que há momentos da história que se leva o dinheiro para o pão e o leite em carrinho de mão… nem vou falar do impacto ambiental para imprimir tal montante.
que tal bolarmos uma analogia dos 2 bilhões semanais com alimentos básicos, casas simples, atendimento médico básico, escolas e professores básicos… em quantas semanas o mundo estaria com uma ordem um pouco melhor??
lá no finalzinho da cadeia sócio-economica há muitas familias pobres, muito pobres que são gratas aos narcotraficantes pela oportunidade de trabalho nas lavouras de coca e maconha, quem sabe esses dois bi semanais não amenizariam tais problemas sociais…
Eu faria o seguinte!
Na segunda, se eu apresentasse o CQC, criaria no Twitter o #R$0;50centavosparaEUA , seria uma campanha para doar R$0;50 centavos para os EUA
Se eu fosse o Obama eu seguiria os conselhos de Bob Marley e começaria a me auto-medicar, se é que vocês me entendem…
Agora imagine, se você tivesse no meio de uma floresta, dai de noite fosse acender uma fogueira pra espantar os animais, mas a unica coisa que você tinha que poderia queimar é seus 114,5 trilhões de dólares, será que quantos anos você conseguiria sobreviver até acabar o combustível?
Aquele careca ali do lado dos 100 milhões é o Marcelo Tas?
Muito legal a demonstração da dívida dos americanos. O efeito colateral é que nossos politicos vão achar que estão gastando pouco e ai, você já viu. onde vamos parar.
E sabe que não me surpreenderia se ao serem entrevistados, alguns dos políticos de Brasília realmente não soubessem responder sobre essa dívida, e não fizessem a mínima idéia das dimensões dela. Muitos deles apenas sabem que os EUA estão em crise. Só. Vergonhoso, humilhante ter esses cérebros de galinha como representantes.
Amigo João voce esta coberto de razão, os nossos politicos vão se sentir aspirantes perto dos americanos. É melhor que eles não saibam desta divida. hahaha
Vinha pro Brasil e comprava uns panettones do Arruda, acho q assim resolveria os problemas de la, ah ja ia esquecendo no Brasil tbm existem cuecas que podem salvar e muito os EUA.
Se … se nesse momento o nosso país estivesse com um baixo índice de analfabetismo, políticos bem mais honestos, infra-estrutura com foco no futuro (rodovias, ferrovias, aeroportos), o Obama estaria salvo… e o Brasil seria a nova Potência Mundial. Porém … isso não é verdade … estamos todos encrencados, porque a merda vai espirrar pra cá também … pode esperar.
Jeff
Quem está por ai estufando o peito e dizendo que o problema não é seu, estamos no Brasil, coisa e tal… Deve estar igorando o fato de que somos o 40° maior credor desta divida, ou seja, Se os EUA resolvem não pagar somos nós que pagamos a conta também.
Eles tem que parar de comer mortadela e arrotar caviar…O Obama é super simpático e eu particularmente gosto muito dele, mas existe muita pressão em seus ombros por ser o primeiro presidente negro de um país ainda preconceituoso, que assumiu um governo decadente e em crise após sofrer com os delírios de Bush…Então, OBAMA ABRE TEU OLHO!!! A Europa já está em crise, e os EUA ainda não se recuperaram da última, não dá mais pra ficar bancando a superpotência né? Tá na hora de assumir e cuidar dos seus próprios problemas antes que seja tarde…
Eu iria para a Disney e so voltaria no dia 03 de agosto
As projeções da dívida me assustaram muito. Vamos torcer, isto sim, para que a solução equilibrada surja. Getulio.
Brincadeirinha: posso emprestar, mas tb sem lastro…..rsrsrs….. Raul Seixas, já cantou:” Hoje são carrrascos e vítimas do próprio mecanismo que criaram!!!!!!!!!!!!”
Eu nao to nem ai pros EUA, EU! moro no Brasil.
Eu não tenho a solução, mas admiro o problema.
hahahahahahahaha…… essa divida é dos americamos…….. (nois!) temos a dilma até 2014….. dai vem o lula……. num esquentem a cabeça…… no maximo vai ser uma marolinha…… rsrsrsrs….. crise só se for de hipertensão…… que nem diz o sinão…. nois brinca….. mas nois goza
Se eles gastam 2 bilhões por semana na guerra no Afeganistão, por que não usarem este dinheiro pra amortizar um pouco a divida e deixar de se meter em problemas que não são inerentes a eles. É o orgulho e a vaidade que os faz cada vez mais se embrenhar nesta bancarota financeira. God save U.S.A se possivel. E um conselho será que a Michele não daria uma maõzinha ao Obama, nestas horas a perspicacia da mulher acostumada a se virar com pouco dinheiro no orçamento da casa, seria de boa valia.
Concordo com você Sandro, mas quando se está endividado o corte de gastos é a uma das soluções mais eficientes. E qualquer dinheiro faz falta, principalmente se está alimentando uma guerra perdida.
Sônia, desculpe, mas acho que vc não entendeu direito: São 2bi por semana o que representa 104bi por ano. Para chegar aos 14.3TRI, vai ser preciso somente… … … (calculando.) … .. . .. …. . . . . 137,5 anos e o vencimento dessa bomba começa daqui a (calculando.) … .. . .. …. . . . . 5 dias. hehehehe Entendeu agora?!
Bem vindo a NOVA ORDEM MUNDIAL…se nao sabe oque isso significa, manda no google…
Não se preocupem, 2012 , em dezembro, isso não será mais problema !!!
Olha e se os EUA quebarem não se esqueçam de 2008 e pior de 1929, com certeza vai sobrar pra todos nós. Detalhe, essa foi a herança do Bush
A direita dos EUA repete o PT, que fizeram de tudo contra o Plano Real, foram à justiça contra um programa emergencial que não apenas evitou o colapso do sistema bancário como produziu uma regulação que permitiu que o país passasse sem sustos pela crise financeira mundial e foram contra o FUNDEF, Lei de Responsabilidade Fiscal e não apoiaram FHC quando ele foi assinar o Tratado de Kyoto. A sina desse povo é ser do contra.
Rapaz…ele ta bem encrencado..porém se eu fosse ele..pediria ajuda para Americanos neh…enfim esse dinheiro foi gasto por eles pelo EGO deles…manda comprar logo 7 biçhos de KY e mandar todos se revezarem na Paulista para conseguir essa grana toda..rs
Não tem mais jeito. Até o BNDES não pode ajudar! rs! Na verdade, é só financiar com a garantia da própria estátua da Liberdade. Ou pedir ajuda aos Chineses
Nossa Obama pedi ajuda aos nossos políticos concerteza eles te ajudaram!
Eu se fosse o querido cumpanheiro Obama, pedia pra cagar e sumia. Pq quanto a negócio fuder, mais mer….pra todo lado.
bom é muito simples, existem alguns metodos, porém o que eu posso indicar é que ele chame a equipe que fez o trabalho no esconderijo do Bin Laden e pedir pra que eles façam o mesmo na Casa Branca e assim ele seria o alvo…
Uma boa idéia é pra que eles possam fazer com o corpo de le o mesmo feito com o Bin Laden.. de repente poderiam jogar ele no mesmo lugar onde jogaram o Cara…
Chamaria o “famoso” José Sergio Gabrielli. Tenho certeza que o “artista” terá uma solução para o abacaxi em os “ricos” se meteram.
Se eu fosse o Obama, pediria algumas dicas para o Maluf, até porque se tem alguém que soube movimentar e multiplicar dinheiro neste mundo é ele. =D
Dava um tiro na cabeça deus ia entender!
eita! acho que o Obama devia procurar um cantinho e…chorar!
Eu se fosse o Obama pediria umas dicas para o Maluf, até porque este sabe como movimentar e esconder dinheiro por aí. >.<
O que me assusta é uma notícia da semana passada, de que o Brasil é o terceiro maior comprador de bônus do Tesouro norte-americano, atrás da China e, creio, do Japão. Enquanto o governo brasileiro paga 12,5% para rolar a dívida interna, compra papéis que rendem 2% ao ano. Qualquer idiota saberia que vender mais barato do que se compra dá prejuízo. Ou os idiotas somos nós?
É isso mesmo Eduardo. Só complementando. Trocamos nossa reserva em OURO por títulos americanos em dólares.
Enquanto eles fazem guerra, aqui estamos nós, pagando impostos absurdos até pra chupar uma bala. Obrigada!:)
Tomo a liberdade, como complemento do meu pensamento, de postar essa frase de uma música:
“And the battle’s just begun
There’s many lost, but tell me who has won?”
(“E a batalha apenas começou
Há muitos que perderam, mas me diga: quem ganhou?”)
Nossa, isso tudo gasto em… armas?
hahaha
Pensar nisso só me faz realmente sentir nojo da humanidade.
Essa grana TODA, poderia ter fins muito positivos. O dinheiro gasto pensando na Guerra, poderia alimentar os famintos do mundo todo. Poderia acabar com diversos conflitos mundiais, dar moradia, ajuda, tenho certeza que muita violência teria ponto final.
É o que o ser humano é burro. E tem o péssimo hábito de serem egoístas e se colocarem no centro de tudo, e acham que podem destruir tudo. O problema é que eles realmente podem. E destroem, inclusive a si mesmos.
profundo
a maneira q o obama encontrou pra abaxa o negocio eh boa mas deveriam haver mais cortes de gastos e impostos altos aos mto ricos como era na epoca pre-bush
Para mim, esses americanos estão fazendo muito sensacionalismo com essa dívida deles para alarmar as opiniões alheias, no sentido de que alguém vai ter que apertar o sinto como consequência disso. Éh…! – À meu ver, sem dúvida, mais uma manipulação especulatória para os explorados e oprimidos, ao longo de muitos anos, saldarem essa dívida.
Obama… fale com a Moça!
Tás, pensei noutra solução. Se as duas opções (do comentário 41), não dê certo. Essa dará. Convidaria BentoCarneiro, o Vampiro Brasileiro. Ele diria: “E vc que tá rindo do Obama, se eu querer… tomara que vc ao passar o seu cartão no caixa eletrônico, apareça uma mensagem dizendo: Td que vc tinha não tem mais, td pertence a Obama. Até mesmo os débitos dos seus emprestimos…. kkkkkkkk. Cafifento, vc se ferrou. kkkkkkk.”
O buraco é grande mais tem fundo; a grande vantagem do presidente é que aquela gente te amor pela Pátria dá seu querido filho para defender a nação, vai lutar até o fim dar sua contribuição novamente, com certeza logo estão por cima outra vez, (e de alguem eles vão sugar lógico), porem são sabedores que o dinheiro teve seus desvios “parte infima”; se fosse aqui saberiamos que a maior parte teria sido é roubado e nada aconteceria…
Abração Tas
Eu não estaria nem aí. É igual a não pagar um carnê da Casa Bahia. Deixava meu nome entrar no SPC, depois de cinco anos tudo fica resolvido. Não há como a dívida ser cobrada. E zás! Pronto para assumir mais uma dívida de 114,5 trilhões.
falô tudo , bixo.
Diante dessa crise Obama respondeu: “In God we STILL trust!”
O que eu vejo de primeira com isso tudo é a evidência da China como mandante do planeta até que se corroa pelo capitalismo.
Eu sairia cantando aquela musiquinha do Vinicius;
“Você que lê e não sabe
Você que reza e não crê
Você que entra e não cabe
Você vai ter que viver
Na tonga da mironga do kabuletê”
114,5 trilhões sem garantias?
Manda a Europa financiar agora o Tio Sam!
Putz…esqueci, a Europa esta quebrada tambem…
Salve o capitalismo selvagem…a lei de Gerson…
O jeito é vender as ilhas do Pacifico, não eram isso que queriam que a Grecia fizesse?
Eles gostam tanto de se meter na soberania alheia por que não mexer com a deles?
Acorda China…vão cobrar eles na bala tambem!
Salve o capitalismo, salve o fim da economia mundial e salve a emissão de dolares sem lastro.
Abraço
UAU! Isso explica seus fios brancos. rsrs
Bem, como resolver a dívida eles sabem, até muito bem, o problema é a intenção de resolver! A idéia é a seguinte, ao inves dos investimentos nas tecnologia de guerra, venda as armas para reciclgem, ou melhor para a policia do rio! Quem sabe abrindo escolas para os policiais do Rio, slogan: Matriculas e material gratis!!!!
calote
eu só vejo uma solução para o EUA… outra guerra….
Caracoles, nuestra senhoraaaa!!!!!!! tas é doido, esssa cambada vou colocar tudo para carpi e carrega peso, tanto desperdiçio de dinheiro e poder e outras cositas mas em mãos de politicos da nisso ai oH!!!! FOGO NO DINHEIRO, QUEIMAAAAA TUDO PHODA-SE O MUNDO e DALHE GUERRA E MAIS GUERRA, e vamos vivendo, quero dizer, OBAMA ta florida hein broduei,
O que me preocupa, é que vai sobrar pra gente. Precisamos ficar atentos!!!!
Olha Tas,
Se eu fosse o Obama apelaria para o Chapolin Colorado. Pq a essas alturas dos acontecimentos, acho que só ele salva!
Ohhh sim… Brasileiro é um idiota mesmo.. Longe de proteger qualquer político ou partido, mas se existe um pensamento estúpido em nosso povo é o pensamento do não assistencialismo…
Me diga uma coisa ?!? Onde o Estado deve enfiar o dinheiro então ?!? Em empresas ou mega-empreitadas ?!? Mas o Estado representa o povo e não empresas.. e tampouco deve privilegiar minorias…
Na hora de estabelecer comparações fúteis não hesitam em citar Europeus ou Gringos.. Mas na hora de falar de assistencialismo, eles parecem esquecer os gringos, porque lá, os vagabundos ganham mais do que os trabalhadores aqui.
Oras, não é na Alemanha que vagadundo desempregado tem auxílio de mais de 1000 Euros ? E na Holanda, ou Suécia ?!? Ahhh já sei qual vai ser a Desculpa.. é que lá eles tem “outro” povo.. Não é na Inglaterra que não existe plano de saúde particular ? É tudo pago pelo governo, pela “demodê” coroa ?
Eu pago 1/4 de meus salário em imposto, e se somar toda a cadeia de impostos, eu devo trabalhar uns 9 meses por ano para o governo, e se quiser saber, não sentiria remorso nenhum se ele me atendesse quando precisasse !!
Tudo seria melhor, até as relações trabalhistas, pois ninguém suportaria ser humilhado se soubesse que teria um respaldo do governo ao menos para comer e morar.
Aí claro.. eles são o primeiro mundo..
Eu colocaria tudo em cima da outra ai a pilha de dinheiro ia ficar pequena… Não acham??
Não vejo a hora de poder olhar para um yankee no aeroporto e trocar de assento, escolher um que esteja mais longe dessa gentalha pobre que entra no Brasil ilegalmente atrás de trabalho decente.
Malditos yankees que saem daquele “paisinho” falido americano e vem querer sugar nossas Riquezas conquistadas com muito trabalho e nossas fontes quase inesgotáveis de petróleo.
O pior de tudo é que o Brasil está sendo a Terra Prometida para muitos executivos estrangeiros, tanto pela crise na Europa e nos Estados Unidos quanto pelos salários aqui serem mais altos do que lá. Será que os mesmos salários estão valendo para contratar brasileiros?
Se eu fosse o Barack Obama chamaria o Palocci o Lula e a DIlma pra resolve esse pequeno problema .. eu duvido ki em uma semana o Palocci ja ira diminuir esse montante pela metade rsrs
Fiquei Assustada com essa notícia…
sinceramente não sei o que falar,
os Estados Unidos arrasta mesmo todo
mundo nas costas, o que será de nós?
Neuza Cunha, Caçapava-SP 26-07-2011
Bom, agora seremos nós os espectadores da desgraça alheia.
pagaram o preço justo que o capitalismo covarde cobra!
O que falta é perspectiva… basta construir prédios e aviões maiores
Tb gostei uhuouhuouhuouhuo \o/ !!!!!!!!!!!!!
HAHAHAHA, adorei sua solução! Muito boa…
Caro Tas, a pergunta que não quer calar é:
Aprovando o aumento da dívida, quais são as possíveis catástrofes esperadas caso o Obama não consiga impulsionar a máquina americana para saldar a dívida?
Eesta sim é minha preocupação. Autorizar o aumento do teto não será a grande questão, pois se não o fizerem, os contrários darão um tiro no próprio pé! e assim como todos nós eles também sairão prejudicados. A questão é como sanar o endividamento. Obama será capaz?
Cabe a ressalva que, a grande parcela da culpa desta catástrofe iminente tem nome e sobrenome:
GEORGE W. BUSH!
Infelizmente a guerra é uma importante aliada à máquina do governo norte americano. Nos jornais são apontados os gastos com as guerras, mas não há divulgação dos recursos gerados com essa atividade.
No momento não há guerra que resolva o problema da dívida norte americana, ou melhor, da nova crise mundial que virá.
Adorei os comentários… rs
Compartilhei essa matéria no meu perfil com a seguinte chamada:
“Apesar do assunto ser sério (pois, querendo ou não, envolve também os nossos suados tostões), o melhor são os comentários… rs
Eita povo criativo esse nosso… hehe”
Gostaria de parabenizar os colegas blogueiros por serem tão criativos e bem-humorados nos comentários!!!
Eles fazem toda a diferença na hora de lermos uma notícia como essa.
Aline.
Muito simples, basta ligar para o Lula e perguntar como ele conseguiu resolver o estrago daqui.
A minha grande preocupação é se isso vai afetar a construção do Fielzão. Alguem saberia responder?
caracas,não sabia o tamanho da encrenca até ver o grafico
unica escolha :me matavaaa..é o “menos pior ” de tudo isso!
.
…”SIM! NÓS PHODEMOS!!!”
Sensacional, parabéns!
Será que essa conta ultrapassa os valores dos rombos nos cofres públicos do Brasil?
Acredito que muitos números não são contabilizados ao final de cada ano no nosso país.
Se tudo fosse correto, não teríamos notícias de resgate de fundos de caderneta de poupança de 1900 e antigamente por aí.
Em fim! essa grana toda com certeza ajudaria pelo menos uns 100 países a dar um up na sua imagem no cenário mundial.
Eu me aposentaria, por insanidade mental!
Olá, sou Marcus Vinicius, tenho 17 anos e mesmo tendo pouco conhecimento sobre o assunto eu creio q se Obama diminuísse as tropas na guerra no Afeganistão, e ficasse com suas tropas mais na defensiva sobre seu próprio território o gasto iria ser muito menor! E para não sair no prejuízo com o menor numero de soldados no Afeganistão ele deveria investir em tecnologia para mantes os USA mais protegidos caso exista algum contra-ataque. Seria impossível essa divida ser totalmente paga, então o corte de alguns luxos desnecessários do país deveriam ser cortados para acelerar o pagamento.
Mas advinha de onde os republicanos querem que sejam os cortes? Dos mais pobres, claro!
Um dia chegamos lá! O Brasil já soma mais de 1 trilhão de reais em divida interna… Rumo ao buraco.
Eu estou nesta fase de endividamento e já não sei onde correr. Imagino como ficará o mundo diante desse calote. Acho que sofreremos por tabela, já que isso é uma cascata sem fim. Acho bom nós também nos prepararmos pois também vai afetar muito nossa vida.
eu soltava um estalinho nuclear la só pra ve o barulho, quero ve esses kra cobra dae… xD
Levantava a mão perguntaria onde fica o banheiro e saia fora sem pagar a conta!!!!
Eu pensei que o obama ia mudar esse pais,mais acho que eu estava totalmente errada tenho só 17 anos ,mais minha decepção é maior do que essa montanha de dinheiro sujo,e podre!!!revoltada
A Culpa ñ éer dele … como nosso amigo falou.. é do GEORGE W. BUSH
Moral da historia = Moratória
Tás, depois da dica que darei a Obama, ele não resolverá o problema se não quiser. Duas alternativas: Convidaria o bispo Edir Macedo, e diria que daria a ele uma certa porcentagem em cada dólar que ele arrecadasse. Dólares seria boia. Se essa alternativa não funcionasse, convidaria a ex-ministra Zélia Cardoso, queria ver, se depois que ela confiscasse o dinheiro do povo, se esse buraco não seria tapado. kkkkkkk.
Pra que se preocupar, já inventaram o Finasa, a Losango e o Ibi.
Sabia que existia uma dívida grande, porem não sabia o tamanho. O que também não me impressiona. Esse sistema financeiro adotado pelos EUA, e em consequência,pelo mundo todo, não teria outro destino do que uma grande crise que ainda está por vir.
Um sistema que é baseado em lucros nunca poderá haver igualdade e justiça.
As pessoas são como um time de futebol, pode ter jogadores excepcionais, mas se essas estrelas que nasceram para brilhar jogarem individualmente pensando só em si mesmas e não no grupo, com certeza esse time não será o ganhador.
Como vivemos em um sistema baseado em lucros , as pessoas tendem a competir entre sí, pensando sempre em benefício próprio.
Imagine nós, seres excepcionais, topo da cadeia alimentar, realmente trabalhássemos em equipe único e exclusivamente para a nossa evolução?
Espero que a crise que está por vir sirva de lição para que possamos enchergar que podemos ser bem melhores, basta trabalhar em equipe.
Tenho esperança de encontrar um mundo muito melhor do que esse no futuro, onde pobreza, miséria, controle das massas e opressão estão banidos.
Poderemos olhar pra traz e pensar: “Nossa, como éramos primatas!” do mesmo jeito em que olhamos para traz hoje e observamos o homem da caverna.
Concordo com você! E acrescendo que já tá na hora de deixarmos de ser intransigêntes e hipócritas. E acho bom sim essa bomba dos Estados Unidos fiinalmente explodir pra mostrar definitivamente que nossas formas de governo, política e economia são falhas. Lógico que lamento pelas pessoas na ponta mais fraca da corda que vão sofrer com isto. E acho superbacana que no governo do Obama finalmente está divulgando-se o verdadeiro Estados Unidos que tem problemas sérios como qualquer outra nação, ele está sendo corajoso e resolveu enfrentar os problemas criados por gerações e gerações de políticos americanos. Fico feliz também pelo momento de transformação que o mundo está passando com todas essas crises finalmente saindo de baixo do tapete, é sinal de que estamos indo sim pra um caminho melhor. A única coisa que pode impedir o crescimento de todas as pessoas como sociedade é se continuarmos sendo sociedades tão intransigentes e que exigem perfeição de tudo e todos. Tá passando da hora de olhar pro congresso, pros Estados Unidos, pra Europa e ver: ELES SÃO NÓS. Todos os seres humanos são falhos. Vamos aceitar as nossas falhas e já é meio caminho pra aprender a lidar com elas. Volto a dizer.. essas pessoas que nós reclamamos (políticos e outros) só nós encomodam tanto por que são nossos representantes, e tão lá na mídia esfregando na nossa cara as nossas próprias falhas. Mas claro.. é mais bonitinho e menos doloroso pra consciência apontar pra eles e não perceber que temos 3 dedos apontando devolta em nossa direção. Cada um podia fazer o exercicio, de sozinho análisar quando eu sou honesto na minha vida, quanto eu sou de fato diferente do cara que tira vantagem… vocês vão ver.. cada um de nós é igual. Quando a gente aceita isso, a gente passa a querer mudar isso em nós, e cada um mudando seu próprio comportamento já faz muita diferença. Se uma pessoa que ler esse comentário repensar e tentar fazer diferente, nao virando um monge (NINGUEM É PERFEITO E NAO ADIANTA EXIGIR ISSO NEM DE SI MESMO NEM DO POLITICO NEM DE NINGUEM), mas pequenas mudanças, tipo respeitar alguem no transito, etc, já seremos duas pessoas. É muito mais fácil olhar pro proprio umbigo e realmente fazer alguma coisa, do que ficar reclamando de Brasilia e esperar que os outros mudem para o nosso bem. Cada um tem que mudar para o seu bem. A consciencia fica limpa e agradece
tenta ficar mas de anos dançando a macarena obama pra ver se quita a divida
by:igor guimaraes
é facil… contrata o Collor !!! mas se num der certo a ideia do SPC tbb é válida…
Nunca imaginei que aquelas brincadeiras de criança seriam visões do futuro: O U.S.A nos U.S.A…Realmente, eles usaram tanto as verdinhas de forma tola que é mais facil os países menores pagarem essa divida do que eles mesmos. Como? No momento da exportação, dos investimentos, do dolar que estaria dentro de cada país emergente, não há como negar, mas desde aquele tiro na cabeça do JFK em 1963 percebi que a corrupção que ele tinha dito em 27 de Abril de 1961 era e ainda é real, tudo que ele dissera antes sobre as sociedades segretas será em breve relevado e veremos o por que desta divida estar neste patamar. Algo economico ou apocaliptico?? rss.
Reflitam e guardem para si os comentarios…isso basta para não sermos chamados de ufanos ou altruitas sem merecermos.
Chama o Super PALOCCI!!!
Chame o Palocci…
É pra ter pena!!!? Bom o país lutou anos a fio pelo capitalismo e agora está sendo engolido por ele! Meu conselho: Quem mora e tem negócios e ainda manda seus filhos para estudar lá é bom repensar ! porque se Obama der o calote a CRIMINALIDADE VAI EXPLODIR!!!!!!!!!!!!!! De resto é rir pra não chorar (se estivesse na pele deles).
Chama a Mãe Dinah, pega o endereço do Osama e vai morar com ele. É claro que não vai pedir apoio ao Lula, Fidel, Chavez. Oremos. Lei de Murphy, estou com passagem comprada para lá, estou transferindo a data. Mas vou ter que encarar. Meus planos foram pelos ares. O 04 de julho passou, agosto é um mês escuro e setembro aniversário da maior catastrofe americana. Está agora será a segunda.
esquenta nao, o nome só fica sujo 5 anos no SPC
Ajoelha e chora. Depois reza bastante pra Deus existir, e depois reza bastante pra ele fazer um milagre.
Se nada disso resolver, o alcool ajuda a esquecer.
É interessante que o EUA precise de toda essa grana para sustentar os seus pobres, que não tem dinheiro – e apenas o direito – a terem saúde de qualidade (por exemplo).
Mais interessante ainda é que alguém (pessoa jurídica ou consórcio) tenha tanto dinheiro/crédito assim para fornecer. De onde vem este dinheiro? De venda honesta ou especulaçao e exploração do trabalho de pessoas comuns?
acredito q agora a nova estrategia dos USA eh arrumar uma gerra atras de petroleo em algum pais asiatico… cuidado com o pre sal brasil
Em primeiro lugar gostaria de elogiar esse excelente trabalho em seu blog.
Os EUA tem o poder nas mãos então ainda é possível contornar essa crise, más para isso primeiramente tem que deixar de ser, ou ser um pouco menos ganancioso. O que fez com que esse défice aumentasse tanto foi a enorme e descontrolada ambição norte americana, isso vem desde o fim da segunda guerra mundial quando o petróleo não era ainda valorizado quanto hoje, quando a ONU comandada pelos EUA criou em 1948 o Estado de Israel já com segundas intenções para com o Oriente médio, desde então os norte americanos vem tentando controlar essa região mesmo que sem sucesso não desiste.
Seu poder bélico é inimaginável, já conseguem controlar quase que todo o mundo más não parece ser o suficiente sua ambição é maior, E finalmente está a estourar a crise e aí se realmente acontecer cada um de nós irá perder muito e movimentos terroristas podem ganhar terreno e ai…
“Seu poder bélico é inimaginável”. Era. Boa parte dessa crise vem do custo (ainda não pago) de todas as guerras que os Estados Unidos se meteram ou criaram no século XX. Não sou um fã do Bush e seus colegas republicanos, mas é bom lembrar que em vez de estender a mão e continuar cooperando, EUA e União Soviética escolheram se digladiar. Felizmente, perceberam a tempo que a guerra nuclear seria uma besteira imensa. Infelizmente, os milicos – de ambos os lados – não pagaram as contas de sua loucura atômica. A URSS caiu na lona primeiro. Os EUA continuaram gastando como se nada tivesse acontecido, como se fossem super-poderosos. Deu no que deu (ou no que vai dar…).
É, a pica agora é tua Obama..
Muito simples sr.Obama, resolve-se esse seu problema com um pedaço de corda e um banquinho.
Espera caducar… tão facil.
Eu pararia imediatamente com essa guerra no afeganistão e faria o maximo para diminuir os gastos publicos para daqui a 10 anos ou mais ter o meu país recuperado dessa crise.
Se tem visto atualmente e que vem dando certo em alguns paises a exemplos destes o Brasil que, uma maneira viável seria reduzir em primasia os gastos, reduzir despesas e depois negociar em pequenas parcelas como acima foi citado.
Analisemos: Fulano tem uma fábrica que lhe rende mensalmente 50 mil reais mensais, hoje suas dividas com funcionários, financiamentos, juros de emprestimos e despesas extras passa do valor rendido mensamelmente pela empresa. Se a mesma empresa pegar empréstimos pra saldar as dividas, esse empréstimo vai servir apenas de paleativo e vai gerar mais despesas, assim, o mais viável seria reduzir as despesas, cortar os gastos parcelar as dvidas em parcelas pequenas no que de fato não levaria a falência.
E onde é que o Brasil está reduzindo os gastos mesmo e que isso está dando certo? Todas as notícias dão conta apenas que o gasto público tem aumentado ano após ano… e imagina com os investimentos para Copa e etc?
Bueno… se fosse um problema somente dos EUA, aí era grande a M.. porem como TODOS estao no mesmo barco, de uma maneira ou de outra as coisas se arrumam.
Eu sei que invadir o país dos outros pra roubar o petróleo e vender por aí nao é a solução.
Começaria leiloando todos os ETs e naves espaciais recolhidos na área 51, além dos tesouros, pinturas e esculturas raros pertencentes a outros países que devem estar guardados nos cofres do governo/FBI/CIA/whatever…
bom eu tenho um voyage ano 1990, original a alcool, tem como fazer um acordo?
É incrível como o tal do Bush conseguiu, com seus jogos de guerra, criar um precipicio desse tamanho na economia americana. E é mais incrível ainda que o Obama não tenha a humildade de botar o rabo entre as pernas e tirar o time de campo. Tão esperando o que? Milagre? Será que o ‘In god we trust’ que vem impresso em todas as notas deixou esses cidadões cegos?
Agora ferro!
eu tenho um voyage ano 1990, a alcool, sera q da pra fazer um acordo?
é fácil… acabaria com os investimentos tecnocientíficos e investiria nos ‘técnomorais’ a começar pelo próprio governo.
Chamava o Capitão Nascimento…p/conversar c/os Republicanos
É Facil, facil, é só contratar um contador. De preferencia de Brasilia, esse trilhão vai virar lucro rápido, rápido.
Nosssaa….. nessa hora eu diria ” então… ferrou!”
Ou procurar ajuda do Palocci, Maluf e cia. já q eles tem o dom de quadruplicar o
R$ em oito anos… hehe
Cara, tá difícil entender essa Macro economia. Emissão de moeda sem lastro. Já imaginou se todos resolvessem devolver os dolares que estão nas gavetas, cofres e bancos pelo mundo?
Cara, tá difícil entender essa Macro economia. Emissão de moeda sem lastro. Já imaginou se todos resolvessem devolver os dolares que estão nas gavetas, cofres e bancos pelo mundo?
Muito interessante essa análise. Hoje o dinheiro se tornou tão virtual, temos quantias com tantas casas antes da vírgula que perdemos um pouco a noção de grandeza. 115 trilhões de dólares é quase duas vezes o PIB Mundial !!!
Abraço!
Então já se sabe que vamos ter que pedir dinheiro emprestado para os ETs para pagar a dívida… porque nenhum dinheiro do mundo é suficiente…
Se eu fosse o Obama eu procurava um buraco melhor que o do Ozama pra me esconder bem rapidinho! kkkkkk!!!
Viraria Hippie e me mudaria para a Chapada!!! =P
Eu acredito que o Obama conseguirá resolver esse problema, uma vez que quando os EUA está envolvido em problemas, logo eles somem, não sabemos como…
Vale lembrar que a dívida americana é devido aos gatos públicos excessivos, saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico, transportes, moradia, etc…
Só para lembrar também, no governo do Bush, ele fez aquele programa lá, parecido com o “Minha casa, minha vida” e as construtoras gastaram bilhões em casas, e os bancos financiava casa para todo mundo, caloteiro, morador de rua, cachorro, galinha, porcos… Ngm conseguiu pagar e deu no que deu.
Hummmm… acho que essa novela vai passar aqui tambem…
A charada é fácil de se matar !!! Todo país pobre do mundo inteiro, sempre teve dívida com o tal tio Sam, mesmo quando estes países (Ex; Brasil), poderiam ser autossuficientes em sua economia graças as suas riquezas internas ( minérios, pedras preciosas, agricultura e pecuária, etc, etc.), riquezas essas, as quais o tio sam sempre soube explorar, sem que isso custasse muito a ele..
A conta é fácil, você deve, eu te empresto, assim como você me emprestou com as devidas garantias. Quais seriam essas garantias??? Não produz muita coisa que possa nos interessar.. Mas só a perca pelo não pagamento da dívida, de suas produções cinematográficas, seus arsenais de guerra, já fariam o mundo inteiro melhorar muito..
já já inventam uma nova guerra!
Parcela no Master ou no Visa?
Chama o Super Palocci
Se eu fosse o Obama criaria o slogan “Yes, We Crash” e lançaria uma campanha mundial para pedir esmolas para o resto do mundo.
Eh Tas… nem vendendo os USA o Obama tem a opção!
Não esqueçam que o Brasil também tem uma divida interna impagavel, nossa previdencia está com um rombo enorme, o Brasil vive pegando dinheiro do tesouro para pagar as contas, com isso a Inflação so subindo e o brasileiro so pagando mais e mais juros.
Bom se eu fosse o Presidente Obama, entrava com um processo contra os Trilhões, isso acontecer na gestão dele só pode ser racismo!
Obama, joga na Mega da virada!
Colocaria uma placa bem grande escrita “FOR SALE” em frente à Casa Branca. Mas espera! A dívida interna brasileira não está longe disso:
http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,divida-interna-do-governo-sobe-para-r-16-trilhao-em-fevereiro,59860,0.htm
Melhor providenciar uma placa dessas por aqui também…
Ana, vou te falar que se 1.6 Trilhão de Reais é próximo de 14.3 Trilhões de Dólares, é melhor você procurar não cozinhar, porque vai ficar salgado, doce, aguado, grudado, seco… vai ficar qualquer coisa, menos na medida correta. Pelo amor de Deus!!! 1.6 tri de real representa a grosso modo, 1Tri de dólar, ou seja, a dose lá é 14 vezes maior que aqui. imagine um cara de 25 metros de altura do seu lado. Essa é a diferença entre a dívida brasileira(você) e a americana( o cara de 25 metros)….
Senta e chora Obama!rsrs
Barack Obama, eu tenho um dólar em minha carteira, te dou em nada troca (=
kkk eu me matava ja gastei mesmo
Boa tarde !
Como resolver não sei bem…tenho uma dívida de R$ 2.000,00 e não sei como
resolvê-la…
Talvez se os presidentes anteriores não gastassem tanto com guerras inúteis, olhassem mais para seu próprio país ao invés de querer bancar o maioral do mundo querendo resolver os problemas de outros países impondo sua cultura e não ajudando a melhorar o que já existe…quem sabe hoje estariam menos endividados!?
Todos sabemos e hipócrita é aquele que finge que não sabe, que os EUA se metem muito na vida de outros países e compra guerras muitas vezes aparenta ser por pura diversão. Gastão milhares de dólares com coisas inúteis e agora o presidente atual é quem sofre pra resolver os problemas deixados pelos “grandes homens do governo norte-americano”…
No Brasil um homem que ninguém cita seu nome, Dr Getúlio Dorneles Vargas que criou a CLT com o salário-mínimo, limitação da jornada de trabalho, férias remuneradas, a proibição de demissão sem justa causa do empregado após 10 anos no emprego (caída em desuso, posteriormente, com o advento do FGTS em 1966), e o 13º salário instituído pelo seu seguidor João Goulart, fizeram das leis trabalhistas no Brasil, uma das mais protecionistas do mundo.
Estas leis, quase todas em vigor até hoje, na visão dos apoiadores de Getúlio, são como um legado de proteção ao trabalhador formal, aqueles que possuem a CT (Carteira de Trabalho), criada por Getúlio. Este homem não tem seu valor reconhecido, os outros que vieram depois tentarem e tentam até hoje acabar com as coisas boas criadas…Aí o bonitão que fez Brasilia é exaltado, me pergunto POR QUE????????????????
Criamos um povo burro, sem cultura, onde homens nao tem postura e as mulheres crescem como umas mulheres de baixíssimo nível…nossas crianças com uma educação péssima…uma cultura pornográfica que domina o Rio de Janeiro, onde é feita apologia as drogas, prostituição e etc…e ninguém faz nada…AÍ EU PERGUNTO, POR QUE CENSURAR O PROGRAMA DO RATINHO???
Já sei, vão falar que estou fugindo do assunto…NÃO ESTOU ! ! !
Isso é exemplo do que acontece quando olhamos muito para a grama do vizinho…A NOSSA GRAMA SECA E DEPOIS FICA DIFÍCIL FAZER FICAR VERDE NOVAMENTE….isso que acontece nos EUA é fruto de acreditar que é o ser supremo no mundo quando na verdade é só mais um país que só tem nome e poder por que os demais permitem…
Eu devo serca de R$6.500,00 e ja estou sem saber oq fazer… Num caso desse então eu pularia de cabeça do predio mais alto dos EUA.
É só contratar um grupo de Jihadistas disposto a derrubar a torre de 114 trilhões de dólares com um avião! Aliás, o níver de dez anos do 11 de setembro parece ser uma boa oportunidade!
Algo preocupante para gerações vindouras no mercado economico ! (PEA) Tipo a minha! OMG oO”
se eu fosse mister Obama sentaria e chorava!!!! Mas se ele não resolver quem vai chorar muito é o resto do planeta!!! não quero nem ver!!!
Esta torre de dinheiro é a única que a Al Qaeda não pode derrubar. Ou não.
Complicado, hein? Como resolver o problema do país que mais gasta no mundo? E se ele der calote? Aí é salve-se quem puder mesmo!!! Isso, DE FATO, é o fim do mundo! Achei que fosse acontecer só em 2012….
Pois é o calote vai ser em Dezembro, o fim do mundo em Janeiro de 2012, os Mais estavam certos…
Vixxxxxiiiiiiii ….tá todo mundo no buraco!
Fico com o comentário de Reinaldo Junior, Palocci é uma pessoa bem cogitada para ajudar o tio Obama
O jeito seria contratar Palocci e a sua turma, para ver se els conseguiriam aumentar o PIB e o Tesouro americano e tentar diminuir essa dívida, e isso se els não conseguissem triplicar a dívida com seus caixas 2,3,4,5,6,………
Isso só é possível num país que fabrica dinheiro sem lastro em ouro… desde 1971!!! Estava na cara que isso aconteceria um dia!
Mas o mundo permitiu, e fez do dinheiro deles a moeda mais importante do mundo…
O Obama deve contratar o Palocci para cuidar das finanças estadunidenses.
acho melhor ele contratar o gustavo franco, o arminio fraga e a escola de economia ortodoxa da PUC-Rio. Estes sim tem os méritos maiores na política econômica brasileira. O Palocci faz parte do governo que tem o mérito de continuar o que estava certo. Isto é um mérito sim, mas menor – especialmente ao falarmos de política (e política brasileira).
E pensar que eu nunca vi nem 10.000 reais pessoalmente na minha vida…
Não vejo porque não aumentar o imposto dos mais ricos…… Cortar gastos, pedir moratória….. Em situações de riscos, tomamos decisões difíceis
SE eu fosse o Obama, viria ao Brasil fazer cursos intensivos com os políticos Brasileiros, rapidamente ele sacaria que o segredo é promover cortes nas verbas destinadas a saúde e educação….
Essa é fácil.
Suspenderia as atividades no Afeganistão por umas 3 ou 4 semanas, entregaria a bufunfa economizada ao Sr. Antonio Palocci e deixava o trabalho com ele. Daqui pro final do ano os EUA já poderiam comprar todos os credores.
Algo preocupador para gerações vindouras no mercado de trabalho! Tipo eu.. oO” OMG
A matéria ficou ótima e os gráficos ajudam mesmo a entender o tamanho da encrenca..
Agora… como resolvê-la? Eis uma questão árdua de responder. Começar com o fim de gastos desnecessários, como a “guerrinha” no Afeganistão, não seria a solução do problema, mas um bom primeiro passo para começar a pensar como pagar toda a dívida. Obama pode dar uma de político brasileiro e criar mais impostos (nada muito popular, adimito…).
Infelizmente não tenho mais opiniões sobre o assunto! Espero ver os outros comentários e que estes sejam mais criativos do que este!
No lugar do Obama, eu reativaria o programa espacial e me mudaria para a Lua, pois é no mundo da Lua que ele está deixando o seu governo ficar em uma situação tão insustentável.
Eu deixaria meu nome ir pro SCPC, SERASA e tentava negociar mais tarde.. rsrs
O Obama deveria renegociar essa dívida em parcelas moderadas,de tal forma que não prejudique mais ainda a Economia e benefícios internos da população do país.
Se fosse o Obama eu fugiria para as colinas
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muito bom o blog, Tas!! Sucesso man!!
Nada como uma bela e ilustrada informação. Mostra como somos pequenos e como o governo está “preocupado”. Parabéns.
Algo pro senado americo começar a coçar suas cabeças empoeiradas…
Jeferson Pereira
Se eu fosse o Obama nomearia o Palocci como Presidente para ver se ele conseguiria aumentar o Patrimônio americano e tirasse eles dessa “draga”.
Tem um agiota aqui no meu trampo, s Deus duvidar, ele consegue esse dinheiro pro Obama :0)
Caramba, e eu achando que uma dívida de 50 reais com a minha irmã já era muita coisa! Imagina o Brasil como estaria em uma situação dessa OO. Não da nem para imaginar o que eu faria no lugar do Obama.
Eis que a fachada cai. É igual muito milionário por ai, o cara tem TUDO, mas também deve TUDO.
Deixa a bomba estorar…no fundo todos tem essa curiosodade!!!
Eu to curioso mesmo!
Danou!
CARAMBA!! Vai ficar MUITO dificil pra Obama pagar essa divida, posso dizer ate impossivel.
e eu , não durmindo por 100 pila…..
Caramba! Isto é animal … mas a pergunta que fica: isto apareceu da noite para o dia? Não existe nenhum orgão regulador? Mais, uma vez a idéia de que os americanos são muito melhores está totalmente furada.
começava uma guerrinha em qq lugar do planeta.
Obama deveria tentar trocar de nome, sugestão: Osama, e quem sabe trocar de lugar com ele também….
Nesse momento eu não queria ser ele. ^^
tenho uma solução:é so falar com Maluf que ele resolve!!!KKKKK
Tas, se eu fosse o Obama pediria pra sair no melhor estilo tropa de ser! Abraço!
Não me cheira bem essa divida norte americana
Chamaria o Palocci pra trabalhar pro governo. Do jeito que ele sabe fazer aparecer dinheiro rapidamente ia ser moleza.
Se eles são tão evoluídos…usem um médodo pra economisar mais!!!
quem sabe diminui a dívida!!